O Caráter do Adorador [Parte 1]
- Posted by Ev. Fagner Andrade
- On 4 de julho de 2018
- 0 Comments
O Caráter também faz parte da Adoração
Quando falamos de Adoração sempre pensamos em muitas coisas que poderíamos relacionar a esse termo. Mas, como falamos em nosso último post, a adoração verdadeira é algo muito mais profundo e cheio de facetas, por isso hoje quero falar sobre uma das formas mais importantes da adoração: o nosso CARÁTER.
É incrível pensar que o caráter é uma forma de adoração. Mas quando entendemos que a nossa vida por completo precisa EXALTAR e GLORIFICAR ao Senhor, logo isso se torna aceitável, podendo até ser dito que se torna imprescindível.
O que é CARÁTER?
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
Ou seja, quando falamos de caráter estamos falando de como são suas atitudes e o que elas representam. O cristão deveria ser referencial neste quesito, pois o significado desta palavra (cristão) quer dizer SEGUIDOR DE CRISTO.
Jesus Cristo foi, é e sempre será o nosso maior exemplo. Suas atitudes nos mostram como devemos nos portar e nos apresentar perante aqueles que convivem conosco. E Jesus sempre se preocupou em nos ensinar isso, tanto que a bíblia está repleta de mensagens onde Ele esteve falando sobre isso.
Como exemplo quero citar a famosa passagem das Bem-Aventuranças descrita lá em Mateus 5:1-12.
As bem-aventuranças são os pilares elementares de nossa fé. Elas fazem parte do sermão da montanha, onde Jesus ministra sobre uma realidade difícil de se alcançar, mas necessária para o Reino de Deus. Jesus ministrava, não para condenar a humanidade, mas para apresentar um “homem ideal”, aquele que devemos buscar todos os dias.
Com isso entendemos que não nos vem uma jornada fácil pela frente, porém devemos perseverar em querer ser, de forma verdadeira, um servo de Deus. Ou seja, entendemos que Jesus falava sobre o caráter de um verdadeiro cristão.
Jesus ensina sobre 8 Bem-Aventuranças:
- Os Pobres de Espírito
- Os Que Choram
- Os Mansos
- Os Que Tem Fome e Sede de Justiça
- Os Misericordiosos
- Os Limpos de Coração
- Os Pacificadores
- Os que Sofrem Perseguições
Cada Bem-Aventurança ensinada por Jesus nos mostra uma característica que devemos buscar, a fim de moldarmos o nosso caráter de adoradores e quais são as recompensas daqueles que as buscam:
-
Bem Aventurados os Pobres de Espírito, porque deles é o Reino dos céus
Pobres de Espírito, em outras palavras, são aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual. Quando tiramos nosso orgulho espiritual e colocamos nossa pobreza, reconhecemos que somos totalmente necessitados de Deus.
Vale ressaltar que quando falamos de pobreza espiritual não estamos falando de pobreza financeira. Existem aqueles que podem ser fartos financeiramente e ainda assim ser pobre de espírito, como também existem muitos pobres financeiramente e são orgulhosos.
A recompensa de quem é Pobre de Espírito: Herdará o Reino dos Céus
-
Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Quando percebemos que somos pobres de espírito e dependemos de Deus, começamos a chorar na presença de Deus, pois somos confrontados pela santidade de Jesus mediante nossos pecados.
O choro descrito aqui é o produzido pelo real arrependimento mediante nossas falhas e pecados. Hoje, infelizmente, existem muitos que não se quebrantam mais diante do Espírito Santo.
“Os sacrifícios para Deus são os espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” Sl 51:17
A recompensa de quem Chora na Presença de Deus: será consolado pelo Senhor
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” Ap 21:4
-
Bem Aventurados os Mansos, porque eles herdarão a terra
Devemos ser mansos para com Deus, no sentido de aceitar os seus mandamentos sem questionar e entender que é o melhor para nossas vidas. Mais que feliz são aqueles que aceitam a vontade soberana de Jesus em sua vida.
A recompensa de quem é Manso: herdará a terra
-
Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Quando somos neófitos (recém convertidos) na fé, precisamos ser alimentados e nossa fome e sede deve ser de justiça.
A justiça desse versículo em sua melhor tradução quer dizer SALVAÇÃO. Quando você tem essa fome e sede, você se preocupa com o estado das pessoas e quer realmente que elas cheguem ao pleno conhecimento da verdade, que transforma e liberta.
A recompensa de quem tem fome e sede de justiça: serão fartos
Cada ensinamento incrível que Jesus nos dá que nos faz ver o quanto Ele deseja que sejamos como Ele! Por isso não perca o nosso próximo post, onde continuaremos a falar sobre as Bem-Aventuranças e o Caráter do Adorador!
Que Deus te abençoe, em nome de Jesus!
0 Comments